sábado, 4 de outubro de 2008

Bases Históricas para a Evolução das Teorias Administrativas

O estudo da Administração é um desdobramento da história das transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas, necessidades que o homem tem em sua natureza que precisam ser satisfeitas através de esforços organizados.
Historicamente, o fenômeno da industrialização é relativamente recente. Antes da industrialização as organizações humanas eram fundamentalmente a família, a tribo, a igreja, o exército e o Estado. Desde o princípio o homem sentiu necessidade de organizar-se para as campanhas militares, para os problemas familiares, para a administração governamental e para a operação de sua religião, decorrendo da às primeiras noções de organização. Examinando-se a administração pré-industrial, dois temas aparecem contentemente:
1. noção relativamente limitada das funções administrativas;
2. pouca consideração pela atividade comercial.
Vários indícios na história antiga mostram-nos que devem ter existido planos formais, organizações de trabalho, liderança e sistemas de avaliação, ou seja, as grandes construções épicas, como as pirâmides, pôr exemplo, indicam uma prática eficiente das funções administrativas. Quando lemos a Bíblia com uma ótica de administrador, encontramos citações, como as referentes ao êxodo, que explicam a forma piramidal dos organogramas organizacionais.
Orientando-nos pela evolução da história antiga, podemos situar acontecimentos que permitiram a evolução das antigas civilizações com base em princípios administrativos que são até hoje defendidos e utilizados pôr grandes teóricos da administração.

Principais Acontecimentos Nos Primórdios Da Civilização

Egípcios
Princípios de administração nos projetos arquitetônicos e de engenharia e construção das pirâmide.
Babilônia
Elaboração do código de Hamurábi.
Aristóteles
Publicação da obra Metafísica.
Hebreus
Princípios de organização para o Êxodo de Moisés.
Roma
Instituição do sistema semi-industrial de produção.
China
Publicação da constituição CHOW.
Igreja Católica Romana
Princípio de hierarquia.
Grécia
Vários estágios de evolução da administração industrial e organização do trabalho.

Escola Moderna De Administração

A identificação da época exata em que se inicia a Escola Moderna de Administração é difícil de estabelecer. Podemos, porém, dizer que ela surgiu entre os períodos de crise das Escolas Clássicas e Neoclássica. Muitos dos teóricos que contribuíram para a Escola de Relações Humanas continuaram seus estudos exploratórios do comportamento humano e contribuíram para o desenvolvimento de alguns princípios atribuídos à Escola Moderna de Administração. Portanto, confundem-se algumas contribuições da Escola Neoclássica com as da Escola Moderna, porém são evoluções das idéias já desenvolvidas anteriormente.





O Que é Administrar

"Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmo tempo, proporcionar satisfação aqueles que obtêm o produto / serviço e àqueles que executam o trabalho".
Numa organização empresarial, três objetivos principais procuram ser alcançados : a satisfação do consumidor com o produto / serviço produzido pela empresa; o lucro obtido na comercialização da produção ou com o serviço prestado e a remuneração para todos que executaram o trabalho (funcionários, empregados).
Os administradores de todas as hierarquias de uma empresa / organização devem buscar o alcançe dos três objetivos, de maneira eficiente e eficaz , atendendo as expectativas de todos os envolvidos dentro e fora da organização.
O administrador de qualquer escalão, planeja, organiza, dirige e controla todos os recursos necessários, desde financeiros, humanos até máquinas e equipamentos. Cabe a ele buscar o máximo de resultados com o mínimo de esforços.

Campos Privativos de Administrador
Administração Financeira
1. Análise Financeira 2. Assessoria Financeira 3. Assistência Técnica Financeira 4. Consultoria Técnica Financeira 5. Diagnóstico Financeiro 6. Orientação Financeira 7. Pareceres de Viabilidade Financeira 8. Projeções Financeiras 9. Projetos Financeiros 10. Sistemas Financeiros 11. Administração de Bens e Valores 12. Administração de Capitais 13. Controladoria 14. Controle de Custos 15. Levantamento de Aplicação de Recursos 16. Arbitragens 17. Controle de Bens Patrimoniais 18. Participação em outras Sociedades - (Holding) 19. Planejamento de Recursos 20. Plano de Cobrança 21. Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento

Administração de Material
1. Administração de Estoque 2. Assessoria de Compras 3. Assessoria de Estoques 4. Assessoria de Materiais 5. Catalogação de Materiais 6. Codificação de Materiais 7. Controle de Materiais 8. Estudo de Materiais 9. Logística 10. Orçamento e Procura de Materiais 11. Planejamento de Compras 12. Sistemas de Suprimento

Administração Mercadológica / Marketing
1. Administração de Vendas 2. Canais de Distribuição 3. Consultoria Promocional 4. Coordenação de Promoções 5. Estudos de Mercado 6. Informações Comerciais - Extra-Contábeis 7. Marketing 8. Pesquisa de Mercado 9. Pesquisa de Desenvolvimento de Produto 10. Planejamento de Vendas 11. Promoções 12. Técnica Comercial 13. Técnica de Varejo (grandes magazines)

Administração da Produção
1. Controle de Produção 2. Pesquisa de Produção 3. Planejamento de Produção 4. Planejamento e Análise de Custo

Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos
1. Cargos e Salários 2. Controle de Pessoal 3. Coordenação de Pessoal 4. Desenvolvimento de Pessoal 5. Interpretação de Performances 6. Locação de Mão-de-Obra 7. Pessoal Administrativo 8. Pessoal de Operações 9. Recrutamento 10. Recursos Humanos 11. Seleção 12. Treinamento

Orçamento
1. Controle de Custos 2. Controle e Custo Orçamentário 3. Elaboração de Orçamento 4. Empresarial 5. Implantação de Sistemas 6. Projeções 7. Provisões e Previsões 9. Recrutamento 10. Recursos Humanos 11. Seleção 12. Treinamento

Organização e Métodos e Programas de Trabalho
1. Administração de Empresas 2. Análise de Formulários 3. Análise de Métodos 4. Análise de Processos 5. Análise de Sistemas 6. Assessoria Administrativa 7. Assessoria Empresarial 8. Assistência Administrativa 9. Auditoria Administrativa 10. Consultoria Administrativa 11. Controle Administrativo 12. Gerência Administrativa e de Projetos 13. Implantação de Controle e de Projetos 14. Implantação de Estruturas Empresariais 15. Implantação de Métodos e Processos 16. Implantação de Planos 17. Implantação de Serviços 18. Implantação de Sistemas 19. Organização Administrativa 20. Organização de Empresa 21. Organização e Implantação de Custos 22. Pareceres Administrativos 23. Perícias Administrativas 24. Planejamento Empresarial 25. Planos de Racionalização e Reorganização 26. Processamento de Dados/Informática 27. Projetos Administrativos 28. Racionalização

Campos Conexos
1. Administração de Consórcio 2. Administração de Comércio Exterior 3. Administração de Cooperativas 4. Administração Hospitalar 5. Administração de Condomínios 6. Administração de Imóveis 7. Administração de Processamento de Dados/Informática 8. Administração Rural 9. Administração Hoteleira 10. "Factoring" 11. Turismo

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.