sexta-feira, 10 de outubro de 2008

EDIFICAÇÕES

O curso Técnico em Edificações refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas a projeto, construção e manutenção de obras civis ditas leves*: prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais. Tais serviços envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais, patologia e tratamento de estruturas.
O curso tem duração 2 anos, com característica prática.
Ao final do curso o aluno receberá o diploma de Técnico em Edificações.
*A designação de obras civis leves surge em contraste com a área de construção civil pesada que, por sua vez, refere-se a grandes obras de infra-estrutura, tais como barragens, canais, estradas etc.
PERFIL DO TECNÓLOGO
Segundo a Resolução 218 de 29/06/1973 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia compete ao Técnico:
* Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; * Execução de instalação, montagem e reparo; * Operação e manutenção de equipamento e instalação; * Execução de desenho técnico Ao Técnico caberão, também, as seguintes atribuições, desde que enquadradas no desempenho das atividades já citadas: * Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; * Desempenho de cargo e função técnica; * Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaioe divulgação técnica; extensão; * Elaboração de orçamento; * Padronização, mensuração e controle de qualidade; * Execução de obra e serviço técnico; * Fiscalização de obra e serviço técnico.
Evidentemente todas as atividades devem estar circunscritas ao âmbito da modalidade profissional – Engenharia Civil.
MERCADO DE TRABALHO

O técnico em Edificações vem suprir o mercado ante a necessidade de um profissional técnico orientado a prática e acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros e tecnólogos, respeitadas as atribuições de cada profissional. O mercado de trabalho se apresenta na forma de médias e grandes construtoras, mobilizadas para edificações residenciais, hospitalares, comerciais etc. Outros setores importantes, do ponto de vista do posto de trabalho, são os inúmeros escritórios de engenharia e arquitetura, bem como as pequenas construtoras vinculadas às fases de projeto, execução e manutenção de edificações. Assim, podemos listar algumas funções, tais como: * Desenho de projetos * Desenho auxiliado por computador (CAD) * Instalações Sanitárias, Elétricas, hidráulicas e especiais * Orçamento * Fiscalização e acompanhamento * Verificação de código de posturas e Legislação Urbana * Controle tecnológico da obra * Atividades laboratoriais com materiais de construção

Nenhum comentário: